Panorama economico e financeiro do brasil
Quanto as dimensões e desigualdades sócio-econômicas, podemos dizer , que esta se dá pela má distribuição de renda existente em nosso pais. A distribuição de renda pode ser vista de várias formas, tais como: Distribuição setorial de renda, que representa a participação de cada setor da economia, que estão subdivididos em – Setor primário: composto pela exploração de recursos da natureza (agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismos vegetal e caça) – Setor secundário: Que é o setor da economia, responsável em transformar as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, etc) – Setor terciário: setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços, são produtos não matérias em que pessoas ou empresas, prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades (comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte etc).
O setor terciário, gera mais de 50% da renda nacional. O setor secundário, gera aproximadamente de 35 a 40% e o setor primário, aproximadamente 10%.
Em se tratando da desigualdade das regiões brasileiras, vemos que a região Sudeste, responde por aproximadamente 42% da população brasileira e quase 60% da renda. A região Nordeste, por aproximadamente 30% da população e