Panfleto economia de água
l. Se possível, dê preferência para descargas acopladas que gastam bem menos água. Ah, não use o vaso como lixeira e não acione a descarga desnecessariamente.
Limpe os restos de comida das louças para facilitar a lavagem e, quando lavá-las, procure ensaboar tudo primeiro para só depois abrir a torneira. Para lavar a louça com a torneira meio aberta por 15 minutos, são utilizados 117 litros de água, com economia o consumo pode chegar a 20 litros.
Na higienização de frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos). Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos.
No caso de lavalouça, só a utilize em sua capacidade máxima.
Utilize a máquina de lavar somente na capacidade máximo e, se possível, reutilize a água para lavar os cômodos da casa. Uma máquina de lavar de 5 kg gasta 135 l de água. Caso use tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue. E aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço. O tanque com a torneira aberta por 15 minutos, gasta até 279 l de água.
Lavar o carro por 30 min. com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água, com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Utilizando um balde, o consumo cai para 40 l e procure lavar o carro apenas uma vez por mês. O mesmo se aplica na lavagem de calçadas, utilizando mangueira, são gastos 279 l de água em 15 min., por isso procure usar a vassoura ou água de reuso.
Utilize um regador para molhar as plantas. Utilizar a mangueira por 10 min. gastam 186 l de água, mangueira com revólver economizam 96 l. No verão, procure regá-las cedinho ou a noite para evitar a evaporação, no inverno regue-as dia sim dia não pela manhã.
Curso Técnico em Meio Ambiente