panda
As pessoas adoram os pandas. Algumas se encantam com a sua fofura, pois eles são parecidos com ursinhos de pelúcia. Outras são fascinadas pelos muitos mistérios desse animal. Você sabia que o panda gigante pode, na verdade, ser um guaxinim? Que ele tem um falso polegar opositor e é tecnicamente carnívoro, apesar de ter uma dieta basicamente vegetariana? Essas e outras coisas intrigam os cientistas e naturalistas há centenas de anos.
Falso polegar opositor
Uma das características do panda gigante que deixa os cientistas perplexos é o osso alongado e móvel do punho, que atua como um polegar opositor. Essa característica humana o deixa ainda mais parecido com ursinhos de pelúcia e permite que ele segure objeto e até coma sentado.
Características felinas
Embora o corpo do panda gigante pareça o de um urso e os círculos pretos ao redor dos olhos pareçam os de um panda vermelho ou guaxinim, suas pupilas têm fendas verticais, como as dos olhos de um gato. Por causa dos olhos pouco comuns, o panda é conhecido popularmente em chinês como "grande gato urso" (大熊貓 /dà xióng māo), pronuncia-se dá-schiong-maou.
Resultados do DNA
A análise do DNA acabou com um mistério: o parente mais próximo do panda gigante é o urso andino (urso de óculos), da América do Sul. Já o panda vermelho é um parente distante.
Dieta basicamente vegetariana
Os pandas gigantes adoram bambu! Na verdade, a dieta deles é 99% bambu. Além disso, eles comem outros vegetais, pequenos roedores e, ocasionalmente, peixe. O que intriga na alimentação dos pandas é que seu sistema digestivo é de um carnívoro.