pancres
PARTES: Apresenta uma porção a granel chamado a cabeça, que é orientada para a direita, um pescoço, onde a veia portal à direita da cabeça, o corpo, magro e localizada atrás do estômago e uma cauda que se observa fora da grande curvatura do estômago. Interiromente é a conduta de Wirsung, que é a conduta principal e comunica o pâncreas e do duodeno através da ampola de Vater. Ele também tem um ducto pancreático acessório também chamado de ducto de Santorini.
FUNÇÃO: desempenha um papel fundamental na digestão e metabolismo dos carboidratos. Segrega substâncias importantes, tais como suco pancreático (enzimas digestivas), além de um número de hormonas, incluindo a insulina, glucagon e outros. Insulina produzida pelas células beta das ilhotas de Langerhans, aumenta a absorção e na utilização de glucose. Aumenta lipogênese. O glucagon é produzida pelas células alfa dos ilhéus pancreáticos de lípidos glicogenólise aumenta a mobilização e para aumentar os níveis de glicose no sangue.
DOENÇAS: - Diabetes mellitus: A insulina é responsável por regular o nível de glicose no sangue (BG). Quando a falha ocorre glicemia hormonal aumentada e diminuição da reserva de glicogênio, resultando em diabetes mellitus.
- A pancreatite é uma inflamação do pâncreas causada quando as enzimas digestivas começar a digerir o próprio pâncreas
- Fibrose Cística: Uma doença genética em que um muco espesso e pegajoso pode obstruir o pâncreas
O pâncreas é um órgão glandular localizado no sistema digestivo e endócrino dos vertebrados. É, por sua vez, uma glândula endócrina (produz algumas hormonas importantes, incluindo a insulina, glucagon e somatostatina), bem como uma glândula exócrina (secretada suco pancreático que contém enzimas digestivas que passam do intestino delgado)
Função: A glândula pâncreas para ser um misto, tem duas funções, uma