Pan. novo testamento
NOVO TESTAMENTO (NT)
OS EVANGELHOS (AS BOAS NOVAS)
A palavra evangelho significa “boas novas”, ou seja, trata-se da melhor definição para aquilo que DEUS fez em favor da humanidade quando abriu um único caminho de salvação através da vida, morte e ressurreição de
JESUS CRISTO.
Se o Antigo Testamento (Antiga Aliança) inicia-se com um conjunto de cinco livros chamado Pentateuco, por que o Novo Testamento (Nova Aliança) também não se iniciou com cinco evangelhos? Por que não houve uma harmonia entre os dois testamentos? Cremos que os evangelhos são em número de quatro pelo fato de nos tempos do ministério de JESUS ter havido quatro grupos que representavam o povo em geral: judeus, romanos, gregos e os demais (que mais tarde viria a ser a igreja, um corpo formado por pessoas de cada um dos grupos).
Cada autor escreveu um evangelho destinado a um desses grupos específicos. Todos os quatro autores não se preocuparam em escrever uma biografia completa da vida de JESUS, mas sim abordar a obra de JESUS de acordo com a ótica e o interesse de cada um desses grupos.
Os primeiros três livros (Mateus, Marcos e Lucas) são chamados de evangelhos sinóticos devido a tanta semelhança entre eles e da uma perspectiva comum – syn (junto com) + optic (vendo em conjunto). Fato que não ocorre no quarto evangelho, escrito por João, que se apresenta de uma forma bem diferente dos demais. Fica evidenciado que os escritores dos evangelhos sinóticos se valeram da tradição oral, dos fragmentos escritos, da interdependência entre os evangelhos sinóticos e de testemunhas oculares.
O Novo Testamento se compõe de 27 livros, escritos em um intervalo de cerca de 50 anos por oito ou nove autores diferentes. Esses livros se dividem em quatro grupos e foram estrategicamente posicionados não em uma ordem cronológica, mas em uma ordem coerente e necessária aos acontecimentos que surgiam: em primeiro lugar vêm os quatro evangelhos que