Pan americano
O Grupo surgiu em 1958, quando o empreendedor Silvio abriu sua primeira empresa individual. Neste ano, iniciavam-se as atividades do “Baú da Felicidade”. Um incentivo para as vendas do “Baú da Felicidade” era a possibilidade de o cliente participar de sorteios ao longo do plano de pagamentos, desde que estivesse com suas prestações rigorosamente em dia. Os negócios prosperaram. A 1ª loja foi aberta, o “Baú da Felicidade” passou a financiar moradias e Silvio comprou duas horas na grade televisiva de um grande canal de televisão de São Paulo. A expansão do Grupo continuou ao longo da década de 1970. Houve a diversificação dos setores de atuação, com empresas tais como corretoras, lojas de móveis e eletrodomésticos, financeira, de publicidade e previdência privada. O SBT, carro chefe do Grupo, surge na década de 1980, iniciando suas atividades em 1981. A década de 1980 foi importante para o crescimento do Grupo, quando a então Baú Financeira passou a se chamar Panamericano S.A.
Na década de 1990 surgiram dois outros negócios. A Tele Sena e o Banco Panamericano, inicialmente dedicado ao atendimento das carteiras comerciais e de financiamentos para médias e grandes empresas. Posteriormente, foi aberta sua 1ª agência, seguida da atuação no mercado de câmbio. Em 2009 o Grupo possuía 34 empresas no Brasil.
Em 2011 a empresa identificou mais irregularidades em suas demonstrações contábeis totalizando aproximadamente R$ 4,0 bilhões. Após a nova descoberta Silvio Santos vende o controle acionário do banco PanAmericano para o grupo BTG Pactual. O empresário não recebeu nada em troca, e a dívida foi assumida pelo comprador.
Em 2013 o banco passa a se chamar Banco PAN. Hoje conta com 174 pontos de venda, atua em 7.148 concessionárias e revendedora de veículos e possui mais de 2 milhões de clientes ativos.
O quadro abaixo apresenta o resumo da História do Grupo Silvio Santos.
Ano
Acontecimento
1950
Silvio Santos cria