Pampas
• Localização:
Os pampas é o único bioma brasileiro presente somente numa unidade federativa. Ou seja ocupa mais da metade do território do rio grande do sul(63%) e partes dos paises: Uruguai e Argentina
• Fauna:
O bioma pampas tem uma fauna muito rica e diversa, são mais de 700 espécies de animais, caracterizado por uma grande variedade de aves, mamíferos, artrópodes, répteis e anfíbios.
• Flora: A flora é composta por uma vegetação composta de gramíneas(família - do - capim) plantas rasteiras, arvores e arbustos( não abundantes) encontrados próximos a cursos d’agua. A cerca de 2.800 espécies de plantas, entre ela plantas campestres, cactos e leguminosas.
• Clima:
O clima da região é o subtropical úmido. O clima nos campos sulinos é caracterizado com altas temperaturas no verão, chegando a 35ºC, e o inverno é marcado com geadas e neve em algumas regiões, marcando temperaturas negativas e chove regularmente durante o ano todo. O clima é frio e úmido. Não existe estação seca.
É a região com a maior amplitude térmica do país, isto é, onde há maior variação de temperatura.
•Relevo:
O relevo nos campos sulinos é suavemente ondulado, entre 500m e 800m de altitude. Predominam planícies, mas podem ser encontradas algumas colinas, na região conhecidas como “coxilhas”.Além das coxilhas existem também alguns planaltos. Cavernas e grutas são comuns. A pedra do Segredo, em Caçapava do Sul, tem 160 metros de altura e três cavernas em seu interior.
Curiosidades:
O nome pampas, de origem quechua (língua indígena da América do Sul, também falada no império Inca), significa região plana.
Os campos sulinos foram palco da Guerra do Paraguai (1865-1870) entre Brasil, Paraguai, Argentina e futuramente Uruguai. É o segundo bioma com maior índice de desmatamento no país.
•Ameaças:
As maiores ameaças ao bioma Pampa são