palno de negocio
Tal transtorno, usualmente chamado na mídia por Síndrome do Pânico*, trata-se de um tipo de transtorno de ansiedade, caracterizado por recorrentes crises de ansiedade, contendo alguns dos sintomas:
- medo intenso
- tremores, sudoreses,
- sensação de falta de ar
- tontura
- intensa ansiedade
- pensamento de que está morrendo ou vivendo um ataque (cardíaco, enfarto...)
De acordo com o DSM-IV (www.psiqweb.med.br) um Ataque de Pânico é representado por um período distinto no qual há o início súbito de intensa apreensão, temor ou terror, freqüentemente associados com sentimentos de catástrofe iminente. Durante esses ataques, estão presentes sintomas tais como falta de ar, palpitações, dor ou desconforto torácico, sensação de sufocamento e medo de "ficar louco" ou de perder o controle. A Agorafobia é a ansiedade ou esquiva a locais ou situações das quais poderia ser difícil (ou embaraçoso) escapar ou nas quais o auxílio poderia não estar disponível, no caso de ter um Ataque de Pânico ou sintomas tipo pânico. O Transtorno de Pânico Sem Agorafobia é caracterizado por Ataques de Pânico inesperados e recorrentes acerca dos quais o indivíduo se sente persistentemente preocupado. O Transtorno de Pânico Com Agorafobia caracteriza-se por Ataques de Pânico recorrentes e inesperados e Agorafobia.
Fazendo um paralelo do crescimento dos casos da doença com a nossa atualidade, cito a pressão da sociedade diante da necessidade dos jovens em serem “os melhores” em diversas áreas. Desde jovens, são comuns essa pressão e superestimulação por parte dos pais e/ou sociedade geral: aulas de inglês, espanhol, lutas/danças, computação, etc. Não que estimular ou investir conhecimento nos jovens seja algo ruim, mas a forma como tal necessidade vêm sendo encarada é preocupante.
O que parece existir, é cada vez mais uma preocupação em desenvolver