Palnejamento estrategico
O mercado alemão é muito competitivo e segmentado no qual a qualidade e garantia de serviço são fundamentais. Com um dos regulamentos mais restritivos da União Europeia, a Alemanha marca tendências em normas e regulamentos. Além disso, trata-se de um eixo comercial e financeiro conectado com os mercados emergente da Europa Central e Oriental.
Os principais fornecedores de calçados para a Alemanha são: Itália (na União Europeia), Brasil (na América Latina e Caribe) e China (no resto do mundo).
Os consumidores alemães buscam por calçados de boa qualidade, que sejam confortáveis e com preços razoáveis. Como resultado da crise financeira internacional, eles têm se tornado mais sensíveis ao preço e buscam uma alta relação entre preço e qualidade. O número crescente de profissionais com alto grau de consciência da moda, também tem influenciado as tendências de consumo do setor. Com um estilo de vida mais acelerado, o número de solteiros que trabalham está crescendo e com isso aumenta a demanda por calçados casuais, estilizados e confortáveis. Na Alemanha, mais da metade do consumo de calçados é da categoria casual, seguida pelos calçados esportivos.
Oportunidades:
• Além de ser um mercado em expansão, é possível encontrar oportunidades no setor médio de preços e também oferecer botas de couro ou calçados casuais com aparência rústica. Há um grande interesse pelo exótico, étnico e pelas imagens de animais nos calçados femininos e infantis. Deve-se levar em conta que o tamanho dos pés das crianças alemãs tem aumentado nos últimos anos.
• Os nichos de interesse são os tênis coloridos, sandálias femininas e para o verão, sapatos para noite com saltos de madeira (com materiais como cortiça, sisal ou madeira). Os fornecedores do Brasil já estão bem desenvolvidos nesse segmento, mas ainda há oportunidades para os que exigem produtos com mais decorações (com temas florais ou étnicos)
• Também há a procura por tamancos no estilo