Palestras B8z43z2r
1408 palavras
6 páginas
CONCEITOS BÁSICOS DE BIOSSEGURIDADENA PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE
CARLOS KNEIPP
Ceva Saúde Animal Ltda. carlos.kneipp@ceva.com Biosseguridade, em avicultura, prima pela proteção das aves contra agentes biológicos infecciosos ou não, tais como bactérias, vírus, fungos, parasitas, protozoários e qualquer outro agente capaz de induzir uma doença infecciosa em um lote de aves.
Através de ações de biosseguridade deveríamos manter as aves, aviários, equipamentos, ração e, todo e qualquer material usado para o desenvolvimento das aves isento da possibilidade de estar contaminado com algum agente infeccioso que possa causar doença às aves ou, pelo menos, tomar ações para minimizar os efeitos deste agente.
Atualmente a avicultura é uma atividade comercial importante no contexto econômico do agronegócio brasileiro, e, portanto deve ser uma atividade rentável aos investidores deste ramo. O número médio de aves alojadas numa mesma propriedade tem crescido rapidamente em todas as regiões avícolas do Brasil, as dimensões dos aviários novos e equipamentos atuais melhores, possibilitam o aumento da densidade e a conseqüência é o aumento da concentração de aves nas propriedades e nas regiões avícolas. Isto faz aumentar o risco da introdução de um possível agente infeccioso em complexos de produção e facilmente ser transmitido de ave para ave ou de aviário para aviário ou até entre regiões, dificultando, até mesmo, o controle da disseminação das doenças.
Qualquer trabalhador direto ou indireto do setor avícola tem responsabilidade sobre as boas práticas das medidas de biosseguridade, que só é efetiva se praticada de forma diligente por todos. O impacto econômico das doenças, para a avicultura, pode crucial para a manutenção do negócio, quando teríamos perdas por mortalidade, redução dos resultados de desempenho, aviários vazios durante quarentena, comprometimento da evolução da atividade, imposição de barreiras sanitárias e redução de vendas de produtos, etc. Podemos citar como