Palestra show
BREVE COMENTÁRIO
É sabido que a maioria dos adolescentes não gosta de palestra, qual seja ela. E isso é um fato. Na verdade, segundo uma recente pesquisa realizada nos Estados Unidos, essa maioria só assiste para pedir autógrafo e perder aula. Quanto à palestra em si, 87,17% sequer prestam atenção ou seguem as orientações ali repassadas, mesmo que o palestrante seja muito conceituado e respeitado em todo país. E qual é o motivo?
É simples; quando o palestrante fala de motivação, ele não motiva. Quando fala de Bullying, por exemplo, em vez de falar ao estudante que quem o pratica jamais vai alcançar sucesso na vida, ele fala apenas das barbáries da violência. E mais; o palestrante fica ali na frente dos alunos, criticando, criticando e criticando. E o estudante conversando ou cochilando. E no dia seguinte, lá estão eles praticando as mesmas coisas dos dias anteriores: cometendo violência, usando droga, pichando a escola, desrespeitando professores e totalmente desmotivados.
Ao perceber claramente tudo isso e condizente com a pesquisa americana, é que criamos a “Palestra Show” Motivo de tanto sucesso:
Primeiro: quando chegamos ao local das palestras, criamos logo um clima de amizade com os estudantes. E de que forma? Ao nos movimentarmos entre eles, falamos sobre as festas do fim de semana, de futebol, de shows, do que gostam de fazer, e por fim; anunciamos: “A Palestra Show será a melhor que já assistiram.” Os sorrisos, logo vêm à tona, e curiosos ficam, e muito interessados. Aí ouvimos frases do tipo: “Aí, cara, essa palestra parece que vai ser massa!” Pronto. Receptivos eles ficam.
Segundo: Ao iniciarmos a palestra, falamos logo daquilo que eles querem ouvir; motivação. Esse assunto prende a atenção imediatamente, principalmente porque citamos um bom exemplo. Contamos a história de um vencedor, vivo. E contamos de uma forma diferenciada, teatral, cômica,