Palestra segurança
Segurança no Lar
Mantenha a porta e o portão de sua residência sempre fechados . Se possível, tenha uma porta resistente, de preferência em metal, se não puder tenha em madeira forte, e sem janela de vidro ( que poderia ser quebrada facilmente) . Estatísticas revelam que um assaltante se não conseguir arrombar uma porta desistirá após cerca de 4 minutos. Use fechaduras tipo tetra-chave e coloque dispositivos tipo “pega-ladrão”. As dobradiças da porta nunca devem ficar viradas para o exterior. Ferrolhos na parte superior e inferior da porta fornecem maior segurança.
Nunca abra a porta a desconhecidos – Procure visualizar a pessoa que bate a sua porta ou lhe chama pela janela, ou utilize o “olho mágico” da porta. Nunca escreva o seu nome na caixa de correio, para que não associem a sua pessoa à sua morada. Use um alarme na porta e nas janelas.
Use iluminação no exterior da casa – Pessoas mal-intencionadas e ladrões não gostam de ser vistos, eles preferem locais escuros perto da casa para se esconderem. Por isso elimine ou pode arbustos junto da casa que possam servir de esconderijo a um intruso.
Evite plantar árvores junto a casa – Pessoas mal-intencionadas e ladrões podem usar destas árvores para se esconder ou para ter acesso a casa, escalando tal árvore. Se detectar que a sua casa foi invadida (porta ou janela aberta, ou barulho de alguém em casa) não entre, o intruso poderá estar armado, chame a polícia.
Não comente seus hábitos (horários, trabalho, itinerários, viagens etc.) com ninguém. Oriente sua família e seus empregados para também agirem assim.
Oriente seus filhos, irmãos, pais, esposa (o) a não dizer “sou filho de fulano, dono...” e a não informar quem está ou não em casa.
Sempre suspeite dos telefonemas solicitando determinadas informações, como nome dos moradores, notícia sobre viagens, promessas de prêmios ou negócios em geral, interesses sobre os hábitos da casa.
Seja cauteloso com conhecidos recentes, sobre