Palestra Derencia carreira
O palestrante abordou o tema “Gestão de carreira profissional na área jurídica” e começou indagando os presentes sobre a quantidade de carreiras na referida área várias foram as respostas, mas sempre inferiores a quantidade de aproximadamente 115 (cento e quinze) carreiras que existem atualmente, que o profissional do direito pode escolher para seguir profissionalmente.
Deu o seu exemplo expondo as carreiras que já exerceu durante sua vida profissional, de Professor; sociólogo; advogado da AGU; Advogado Liberal e atualmente de Desembargador do TJAP, mostrando assim as possibilidades que pode desenvolver tanto no campo estatal como particular.
Passou então a explanar sobre algumas carreiras públicas, a de delegado, promotor e juiz, colocando suas particularidades de cada carreira, além de incentivar que o aluno deve procurar superar suas deficiências, escolher os estágios certos direcionados à área pretendida, fez uma observação para começarem os estágios após o 6º semestre, para ele antes disso não é interessante, neste período inicial o aluno deve dedicar-se para colher a maior gama de conhecimentos.
Na questão das carreiras particulares, explanou sobre o papel do advogado liberal particular, carreira que exerceu por um bom período e o levou ao cargo de desembargador, frisou sobre a importância de estágio em escritório de advocacia, para quem pretende seguir essa carreira, além de obter conhecimento começará a criar uma rede de relacionamento que será importante. Frisou a importância de na primeira oportunidade tirar a carteira da OAB, mas não incorrer no erro, segundo ele, de abrir um escritório sozinho, buscar associar-se ou trabalhar com alguém mais experiente, para adquirir a confiança necessária para trilhar seus caminhos só.
Desde o início da palestra e durante a explanação sobre as carreiras, colocou a importância de três fatores fundamentais para que a pessoa possa escolher e ter sucesso na