PALESTRA CRISE DE 2008
Inexistência da mão mais pesada do governo de dirigir a economia, uma participação maior do Estado regulando as atividades econômicas, preservar o capitalismo, aumentar o emprego, a renda, um sistema misto, uma participação maior do Estado.
Conferência de Bretton Woods(1944) e instituições como o Fundo Monetário Internacional (1944), Banco Mundial (1944), o papel dessas instituições que foram criadas é para auxiliarem os países em crises econômicas.
FRANCOIS CHESNAIS
AS crises se originarem por fatores de crescimento econômico, mas o ecomista FRANCOIS CHESNAIS dizia que havendo crescimento econômico geraria novas crises.
A grande concentração de riqueza financeira: rentismoEle também criticava a má distribuição de renda
Grande concentração de empresas multinacionais (globalização) tais como a wolkwasgen, a sansung, e tantas outras, que impõe mudanças radicais na economia.
Meios de produção mais eficiente, tecnologias inovadoras exploração do mercado de trabalho, meio ambiente em risco, interdependência em riscoPequeno número de grandes empresas dominando o mercado, os chamados oligopólios, a abordagem desse autor era mais complexa do que a do John KeynesCriticas de John Keynes
Combate ao desemprego involuntário., trabalhadores buscando emprego mas não conseguiam por falta de oportunidade.
Redução dos salários para ter o emprego, John Keynes não concordava com as reduções salariais pois tirariam o poder de compra deles. Conforme a massa de desempregado aumentava maior era a