Palestra Coaching
UNIP Interativa
Aluno ALuno
Assunto: O Processo de Coaching de Carreira e a Orientação Profissional.
Resumo
Origem do coaching
A palavra Coaching significa “treinamento”, tem origem na língua inglesa (Coach) e foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs, na Hungria, para designar carruagem de quatro rodas. No século XVIII os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas, conduzidos em suas carruagens por cocheiros chamados – Coacher. Por volta de 1830 o termo coach passa a ser utilizado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames.
Conceitos do coaching
Coaching é um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências como: Psicologia, Sociologia, Neurociências, Programação Neurolinguística, e que usa de técnicas da Administração de Empresas, Gestão de Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua. Já nascemos com algumas habilidades e temos de desenvolver ao passar do tempo ampliamos nossas competências, o agente de coaching ajuda a encontrar o seu plano e sua meta pessoal.
Diferenças entre o processo de coaching e o processo de mentoring
Mentoring é o processo pelo qual um indivíduo aprende com outro que possui mais experiência por transferência de sabedoria. Os mentores atuam como uma espécie de mestre mais experiente em determinada área.
O profissional coaching não ensina questiona para criar ambiente de descobertas. Sem respostas prontas e sim modificação de atitudes.
Diferenças entre processo de coaching e o processo de aconselhamento.
O aconselhamento relaciona-se a uma proposta de bem estar emocional do cliente não se enquadra como terapia e considerado uma abordagem curativa.
Já o processo de coaching propõe e enfatiza o empoderamento, as forças e o potencial de