Palestina x Isral
Aqui no Sertão quando queremos afirmar que algo é bastante antigo, usamos a expressão ´´ desde de quando me entendo de gente, que...``. Essa expressão muito bem pode ser usada para caracterizarmos o conflito entre Judeus Israelenses X Árabes Palestinos, que já perdura desde do final da Segunda Guerra Mundial, estando em disputa essencialmente a disputa por territórios, soberania, religião e o orgulho nacional, por si só, temas complicadíssimo. De lá pra cá, foi-se travadas diversas guerras entre os dois lados, a mais recente delas agora no ano que estamos, inclusive, levando a morte de milhares de cidadãos de ambos os lados, sendo o número de mortes palestinas bastante superior em relação as de judeus. Para podermos entendermos e termos dimensão da complexidade do conflito, precisamos voltar um pouco ao tempo e entender a história daquela região.
Segundo o velho testamento, o povo de Israel tinha a região onde hoje se localiza o Estado Judaico, como terra prometida por Deus. Acontece que os Judeus na antiguidade, tinham o controle e posse daquelas terras, só que foram sendo subjugados por outros povos, sendo boa parte deles deslocados a força para outros locais do mundo, movimento esse conhecido como ´´ Diáspora Judaica ``, isso há mais de 2.000 anos atrás. O tempo foi passando e aquela região, praticamente deserta, tanto em relação ao clima como em relação a demografia, passou aos poucos a ser povoada novamente por tribos árabes. O tempo foi passando e a partir do século XIX, começou um forte movimento de retorno dos judeus para a sua Terra Prometida, só que essa terra, já tinha novo dono, começando a partir daí diversos atritos e disputas entre as duas partes.
Os Judeus passaram a organizar já no começo do século XX, grupos e organizações, algumas delas legais e outras, ilegais. Os conflitos continuaram a se acentuar entre os dois lados opostos. Com o fim da Segunda Guerra, a questão judaica ficou em evidência, e até por tudo