Paleotologia
1. Conceitue os principais processos de fossilização abaixo indicados.
a) Âmbar
Resina presente em algumas plantas (principalmente gimnospermas),que pode escorrer pelo vegetal, englobando um organismo. Essa resina, quando seca, fica endurecida, preservando o organismo integralmente.
b) Criopreservação
Ocorre quando um organismo fica exposto a baixas temperaturas, impossibilitando a decomposição de suas partes moles.
c) Mumificação
Consiste na preservação parcial das partes moles por dessecação.
d) Carbonificação
Durante o processo de decomposição de um organismo, a maioria dos elementos químicos presentes nele podem ser perdidos, mas o carbono permanece. Normalmente os fósseis apresentam uma coloração escura, justamente devido à presença do carbono. Ocorre normalmente em vegetais depositados em ambientes subaquoso.
e) Incrustação
Quando um mineral, transportado pela água, recobre o fóssil original e se cristaliza, formando um envoltório ao redor do organismo. f) Permineralização
Quando o sedimento que está ao redor do organismo (esqueleto, tronco de árvore) é transportado pela água e preenche as cavidades desse organismo. Com o resultado, o material fóssil pode apresentar um aspecto inchado.
g) Recristalização
Ocorre quando há modificação na estrutura cristalina do mineral original, a composição química permanece a mesma. Por exemplo, a conversão da aragonita das conchas de moluscos em calcita; a mudança no arranjo cristalino da calcita, de micro- para macrocristalina; da opala, amorfa, para calcedônia, criptocristalina. Sempre que ocorre recristalização há a destruição das microestruturas.
h) Substituição
Ocorre quando o mineral original constituinte de um fóssil é substituído por outro.
2. Diferencie cada categoria de icnofósseis abaixo, dando exemplos.
a) Molde Externo
É a moldagem da superfície externa. Exemplo Coquinas.
b) Molde Interno
É o que revela a morfologia ou estrutura interna