Paleobotanica Escrito
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA DE PALEONTOLOGIA
Paleobotânica
Recife, 2015
ALINE FELIX
HEITOR SANTOS
IVINA ALBUQUERQUE
Paleobotânica
Trabalho apresentado a disciplina de Paleontologia como requisito de avaliação.
Professor: Adilson Cabral
Recife, 2015
INTRODUÇÃO
Ao se fazer uma viagem panorâmica das paisagens mundiais, certamente as vegetações representam os elementos naturais que mais se destacam visualmente e dividem a flora mundial em vegetações diversas com destaque para as florestas.
Diversos biomas já foram amplamente distribuídos pela superfície do planeta e simplesmente foram extintos ou modificados, porém, processos de fossilização permitiram a preservação e, no caso das plantas, os registros permitem acompanhar a história evolutiva dos vegetais desde o surgimento dos primeiros seres primitivos até a disseminação dos biomas atuais.
Segundo a professora Margot Guerra, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conta que o principal objetivo da Paleobotânica é proporcionar subsídios à compreensão da origem, evolução e diversificação das plantas através das idades geológicas. Isto significa entender o que ocorreu ao longo de vários períodos de milhares de anos, nos quais a Terra sofreu diversas mudanças. “As plantas, por se constituírem nos produtores primários dominantes em todos os ecossistemas terrestres, fornecem a energia da qual todos os animais terrestres dependem (GUERRA, 2002).
As mudanças do clima, os avanços e retrocessos de formações florestais, os tipos de alimentos disponíveis e como, com o passar do tempo, essas características foram mudando e ao mesmo tempo moldando o mundo como o conhecemos nos dias atuais.
2.0 DESENVOLVIMENTO
2.1 Processos e tipos de fósseis
Imediatamente após a morte de um organismo, tem início o seu processo de decomposição. Nas plantas terrestres, a parede celular (ou celulósica) confere aos tecidos vegetais uma certa