Palavras que perderam o acento
Por quê elas perderam?
Voo: As palavras paroxítonas terminadas em dois "-oo" agora perdem o acento circunflexo.
Leem: As palavras paroxítonas terminadas em dois "-oo" e em "-eem" agora perdem o acento circunflexo
Ideia: Ideia perdeu o acento por causa das mudanças nas regras de acentuação do novo Acordo Ortográfico estabelecido entre os integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. De acordo com a norma, o acento agudo (´) deixa de ser usado nos ditongos (encontro entre duas vogais na mesma sílaba) ei e oi das palavras paroxítonas (em que a penúltima sílaba é pronunciada de forma mais forte)
Frequentar: há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente. No primeiro caso, sabe-se que o “u” deve ser pronunciado e no segundo não.
Joia: Novas regras da língua portuguesa desapareceram com o acento de nossa joia. Pois é, a palavra joia não possui mais o acento. Inicialmente, o impacto visual pode causar sensação de estranheza: parece que quem escreve certo, na verdade, está escrevendo errado.
Pólo: Esse acento desaparece com o Novo Acordo Ortográfico. Assim, passamos a escrever sem acento tanto "polo Norte" e "polo Sul" como quaisquer pontos extremos ou lugares opostos (polo magnético, polos de uma cidade etc.). Hoje a palavra designa um ponto em torno do qual gravita determinada atividade importante (polo petroquímico, polo cultural