Palavras Mágicas
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ALUNAS:
IZAILDA FERREIRA RODRIGUES RA: 4304785326
LUCIANE GOMES ADAMI6921330077
MARIA PAULA S. LEAL RA: 4918920726.
ANA PAULA SILVA RA: 5709141420
RAQUEL MOREIRA NUNES RA: 5736162703
PROFESSOR: Ma. Mariciane Mores Nunes
SUMARÉ
2013
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
Sociologia - tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupo. O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XIX) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.
Auguste Comte
A Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII, como resposta acadêmica para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna. Com a Revolução Industrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações.
A Sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social –, como também se preocupa com aqueles eventos únicos, como por exemplo, o surgimento do