Palafitas
O lixo boia desastrosamente na superfície.
A água para beber é levada para as casas clandestinamente através de canos que, toda a vez que a "maré" sobe, leva também a água podre! A água contaminada é ingerida assim mesmo pela população, que convive com doenças infectocontagiosas e ratos.
Vila Gilda - corredores é o acesso às habitações e também o único espaço de "lazer" para as crianças brincar.
Para que exista um projeto de evolução do cenário atual nas palafitas, o poder público municipal e estadual deve estar engajado no processo de recuperação social da área. Atuando em áreas de inclusão social, através da educação, esportes e oportunidade de emprego; responsabilidade ambiental com a recuperação da área de mangue e destinação correta do esgoto das residências; dar direito as escrituras das residências para moradores fixos por mais de três anos; entre outras medidas.
Iniciativas
As residências deverão ser adequadas através de um processo arquitetônico onde se deve manter um padrão de sustentabilidade, usando o modelo de construções pré-moldadas estabelecidas através de projeto da CDHU.
Todas as residências deverão ter placas de energia solar, assim economizando na taxa referente à luz, a CPFL deve criar uma parceria para desenvolver a tecnologia no local, já aproveitando o projeto da luz social, taxa que todas as pessoas pagam mensalmente em suas contas.
Para a questão do saneamento básico, a SABESP deve atuar pontualmente na região a fim de diminuir consideravelmente problemas em relação à água e tratamento