Palacete provincial do amazonas
716 palavras
3 páginas
PALACETE PROVINCIAL DO AMAZONAS O Palacete Provincial, foi antigo Quartel da Polícia Militar do Amazonas, integrante do conjunto arquitetônico da praça Heliodoro Balbi. Inaugurado ainda inacabado, em 1864, o palacete foi construído para servir de residência ao capitão da Guarda Nacional, Custódio Pires Garcia. Após a morte deste, foi adquirido a pedido do presidente da província do Amazonas, José Bernardo Michiles, que tinha a intenção de tranformá-lo em Paço Municipal. O palácio passou por novas obras, sendo reinaugurado em 1875. Desde então, abrigou diversas repartições públicas e ficou por mais de um século sob administração da Polícia do Amazonas. É tombado pela Comissão Permanente de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico. Recentemente, o Palacete Provincial foi reformado em 2007 e 2009 pelo governo do estado, visando sediar os espaços museológicos administrados pela Secretaria da Cultura. Além da Pinacoteca do Estado, o palacete abriga o Museu de Numismática, o Museu de Arqueologia, o Museu Tiradentes e o Museu da Imagem e do Som, além do Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça de Souza, a Cela Memória e Arena de Artes Newton Aguiar (espaço destinado à realização de espetáculos ao ar livre), a Sala José Bernardo Michilles e o Salão Coronel Pedro Henrique Cordeiro Jr. (destinados a exposições temporárias), além dos ateliês de restauro e de obras sobre papel e serviços ao público.
Historico:
PALACETE PROVINCIAL
Sua construção foi iniciada pelo comerciante português Alexandre Paulo de Brito Amorim para servir de residência a sua familia. Não concluindo as construções do imovel, em 1867, já pertencendo ao Sr. Custodio Garcia , capitão da Guarda Nacional, o predio foi comprado pelo presidente José Bernado Michellis.
As obras foram concluidas no dia 25 de março de 1874, ate 1885, o palacete passou a abrigar simultaneamente varias repartições publicas : a Assembléia Provincial , a Repatição de obras publicas , atual colegio