Palacete Antonio Maria
ARQUITETURA E URBANISMO
PALACETE ANTONIO MARIA
CAMBORIU - SC
Ana Carla Fortes e Fernanda Colombo
Professora Regina das Graças F Drehmer
Patrimônio Histórico e Restauração
Junho de 2012
Palacete Antonio Maria
Antonio Maria de Souza nasceu em 15 de agosto de 1853, na cidade do Porto em Portugal e faleceu em Camboriú no dia 25 de dezembro de 1937 aos 84 anos.
A casa que construiu em 1892, e onde viveu parte de sua vida era referencia social na cidade e muito freqüentada pelos seus tantos amigos, como por autoridades do governo e da igreja.
Era conhecida como “Palacete de Antonio Maria” homem que foi industrial, comerciante e fazendeiro, um dos fundadores do Partido Republicano, o primeiro de Santa Catarina.
Também foi Superintendente (Prefeito Municipal) de 01 de novembro de 1893 a 01 de novembro de 1899, na segunda legislatura do Município.
O respeito geral que angariou da sociedade durante sua vida, o fez um político de destaque.
Foto 1: Palacete Antonio Maria em 1982
Fonte: Acervo Histórico 1892
Um pouco da história de Camboriu e Balneário Camboriu, encontra-se neste pequeno livro.
Escrito com muito carinho pelo senhor Isaque de Borba Côrrea, historiador e morador até os dias de hoje na região, é em si Patrimônio Histórico Cultural.
O Palacete de Antonio Maria está localizado na rua Getúlio Vargas no Centro de Camboriu e hoje funciona a casa paroquial da cidade, possui um amplo terreno onde se localiza ainda o salão paroquial, mantido pela Igreja Católica e Mitra Metropolitana de Florianópolis. A Edificação está bem conservada e remete de forma expressa a arquitetura da época, com janelas grandes e pequenas mescladas, telhado com várias águas e um belíssimo e bem cuidado jardim.
Este Palacete ainda não foi tombado pelo Patrimônio Histórico da Cidade e por este motivo foi escolhido, tendo em vista sua grande importância para