Paixão ou amor
Paixão ou amor?
É... realmente essa é uma duvida cruel, mas se obeservarmos bem na verdade paixão e amor são bem distintos, então aqui vão suas principais caracteristicas:
Paixão: é um estado emocional, em que a nossa vida gira em torno do objeto e tal objeto é uma construção propiamente nossa, parte das nossas idéias, dos nossos ''sonhos de consumo'', por que deixamos de perceber os defeitos da outra pessoa e percebemos somente suas qualidades,muitas vezes vemos qualidades que elas não tem,porque a nossa racionalidade fica abalada enquanto estamos apaixonados. A paixão surge com uma intensidade muito maior que o amor, ela nos deixa loucos, literalmente, é a responsável pela atração que um sente pelo outro, mas da mesma maneira que ela surge rapidamente ela pode acabar rapidamente. É comum nos frustarmos com isso pois ao passar aquele ''fogo'' inicial, começamos a perceber que o outro não nos agrada, que ele não nos é tão interessante ao ponto de aguentarmos seus defeitos, ai começamos a notar que a nossa idealização de pessoa perfeita não passa de um ser humano comum e nos desinteressamos. Esse é o momento que a paixão acaba.
Amor: é completamente diferente da paixão, ele não depende somente da atração e da nossa idealização, o amor é um afeto nutrido pelo objeto,de longa duração, que é tranquilo e onde a nossa racionalidade continua preservada. Portanto justamente pelo amor surgir da convivência de um casal, ambos irão conhecer seus defeitos e qualidades mas isso não ira intervir, pois o amor não liga para os defeitos, ele os entende como parte do objeto amado, não mudando seu sentimento. O amor é mais tranqüilo, garantindo assim a não necessidade de uma atração louca pelo outro, não se restringindo somente ao carnal, sendo mais profundo que isso, é um sentimento que não acaba de uma hora para outra, justamente por não ter começado assim.
A paixão seria aquela historia de romance cheia de acontecimentos e fatos incríveis, com direito a choro,