Paiva Netto
O educador Paiva Netto, em seu livro Apocalipse Sem Medo, responde a questão: “o medo não é bom professor para ensinar coisa alguma”. O diálogo firmado na confiança e no respeito mútuo é chave para fazer surgir a disciplina e a harmonia na convivência entre pais e filhos.
O que estamos propondo não é falta de energia para a educação da criança que, como qualquer Ser Humano, precisa de disciplina e limite — que, inclusive, quando não estão claros, fazem com que a criança às vezes venha a testar o adulto até que ele, por sua vez, os apresente.
www.shutterstock.comAqui também não se alude ao zelo com que os pais cuidam dos seus filhos: “não corra, você vai cair”, “não pula daí de cima”. A criança, em seu desenvolvimento, já tem alguns comportamentos que revelam prudência, que são naturais e importantes para preservação de seu próprio bem-estar. E são importantes porque de certa forma servem para impedir que os pequenos se firam ou entrem em situações de risco para a sua própria saúde. Entretanto, quanto mais jovem a pessoa, menos conhecimento tem sobre quais são os perigos reais de cada situação, daí a necessidade da atenção e do preparo dos familiares para apoiá-la nessas circunstâncias.
Não há razões para temer
É preciso trabalhar sempre as situações reais que implicam no medo. Para ilustrar, um exemplo: não comer é um problema, não por causa do