PAISAGISMO I Paisagismo Franc s ATUALIZADO
Professor: Ricardo Brod Mendez.
Alunos: Manoela, Vinícius e Sandro.
Paisagismo I
INTRODUÇÃO
• O jardim francês surgiu com o estilo renascentista do século
XVII, época em que os jardins passaram a assumir o papel de complemento da arquitetura monumental, sempre usando acessórios como chafarizes, lagos, fontes, estatuas e pérgolas em sua estrutura.
PAISAGISTA
• André Le Nôtre foi o maior paisagista do barroc o francês. Ficou famoso pelo projeto dos jardins do Palácio de Versalhes e pelos Jardins das Tulherias, sob o governo de Luís XIV.
CARACTERÍSTICAS
• Uma característica fundamental do jardim francês é a topiaria, que é a poda escultural das vegetações. As linhas retas, a simetria, a perspectiva e a organização também são alguns pontos fundamentais desse estilo.
TOPIARIA
• Dizem que as primeiras topiarias foram criadas nos Jardins Suspensos da
Babilônia, cerca de 500 anos antes de Cristo. Essa técnica brilhou nos jardins renascentistas da Itália estendeu-se logo para a
França.
E para quem lembrar, temos o filme Edward
Mãos de Tesoura. Onde
Edward, era um mestre da arte
Topiaria.
CARACTERÍSTICAS
• Se há uma palavra que possa definir os jardins franceses é “grandiosidade”. Os espaços milimetricamente pensados para a construção do jardim precisavam ter ares de monumentos assim como os castelos e mansões, fazendo com que estes jardins sejam uma extensão verde e viva das edificações.
VAUX LEVICOMTE GARDEN
VAUX LEVICOMTE GARDEN
PALÁCIO DE VERSALHES
• Luis XIV iniciou a ampliação do antigo pavilhão de caça de
Luis XIII que seria transformado no palácio de Versalhes e residência real a partir de 1682.
PALÁCIO DE VERSALHES
JARDIM FRANCÊS
• Aqui as roseiras, tulipas e azaléias reinam majestosas, colorindo e quebrando o ar bucólico e sisudo deste jardim. Mesmo assim elas são vistas apenas em canteiros delimitados ou em vasos e jardineiras. Outras flores podem ser escolhidas, principalmente as originárias de clima temperado e