Paisagens para Molden art
“Meat the Truth" é um documentário feito em 2008, pelo "partido pelos animais" da Holanda. Pode ser considerado um questionamento ao filme de Al Gore quetrata das causas do aquecimento global, poluição, desenvolvimento desenfreado, porém deixa a questão da pecuária de lado.
No filme “Uma verdade Mais que Inconveniente” é posto em pautaquestões como que consumir produtos de origem animal, contribui drasticamente para o aquecimento global. O que é ressaltado anteriormente em matérias e documentários, como entre os piores agentes causadoresdo efeito estufa o dióxido de carbono, é refutado na apresentação do filme “Meat the Truth”, que mostra detalhes importantes deixados de lado como a produção de metano, e óxido nitroso por parte dosbovinos sendo estes um dos fatores que mais deixa em claro os efeitos do aquecimento global.
Podendo ser interpretado como um vídeo de defesa aos direitos dos animais os criadores deixam claroseus objetivos, apresar de muitos comentários e depoimentos de pessoas com hábitos vegetarianos, a intenção inicial é posta em primeiro plano, ou seja, o caos causado pelo consumo desenfreado de animaise suas consequências no clima.
Tendo também a explicação de como é feita a criação e o abate de porcos, galinhas e bois nas modernas “fazendas” que deixaram o estilo de produção de “fazendafamiliar” e passaram a visar o lucro que não leva em consideração o bem estar animal, tornando freqüente o uso de antibióticos e remédios anti-stress para os bichos que são criados sobre pressãoconstante durante toda a vida.
No filme de Al Gore e os ativistas a favor do clima (Uma verdade Inconveniente) deixam sempre de admitir uma questão muito intrigante: que a pecuária e o consumo de produtosde origem animal em escala global talvez seja hoje a maior causa (antropogênica) do aquecimento global.