Paisagens Modificadas
Introdução 1
Objetivos 1
Metodologia 1
Materiais necessários 1
Procedimento Experimental 2
Resultados e Discussões 2
Conclusão 3
PRATICA 1: Paisagens Modificadas.
INTRODUÇÃO:
A paisagem é formada por diferentes elementos que podem ser de domínio natural, humano, social, cultural ou econômico e que se articulam uns com os outros. A paisagem está em constante processo de modificação, sendo adaptada conforme as atividades humanas. Portanto podemos então definir como paisagem natural como a que não foi submetida à ação do homem. Já a paisagem modificada é fruto das ações do homem sob o meio a fim de melhora-lo a seu próprio benefício.
Temos nesse contexto de modificação para o benefício próprio a agricultura, que se não planejada e realizada de forma correta pode acabar esgotando elementos da terra. Temos também a agropecuária, onde podemos ter o problema da compactação do solo por causa dos animais.
As cidades são também paisagens modificadas e nelas são onde encontramos os maiores problemas, tais como, despejo de detritos e resíduos em córregos, lagos e rios.
OBJETIVOS:
O objetivo da prática é estudar os impactos causados pelo uso e manejo do solo em um ecossistema, fazendo a comparação entre o solo preservado e o modificado.
METODOLOGIA E MATERIAIS:
- Materiais necessários:
Recipientes plásticos;
Sacos plásticos;
Água;
Detergente;
- Procedimento Experimental:
Inicialmente a escolha dos ambientes, tanto modificado como não modificado, foi feita, sendo, respectivamente, na praça próxima a prefeitura do Campus e em frente ao “PQ” da química. Após esta escolha, fomos até os locais, cavamos um buraco, grande o suficiente para que pudéssemos colocar o recipiente plástico, e um pouco da terra retirada foi coletada com o saco plástico para uma análise posterior. No recipiente plástico foi colocada uma pequena quantidade de água com detergente, para que os animais que ali caíssem não