Paisagem no cotidiano escolar
De acordo com Santos 1997 p. 61 Paisagem é tudo aquilo que nós vemos, o que a nossa visão alcança. Esta pode ser definida como o domínio visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.
Assim sendo, a visão é um meio para observação da realidade em que vivemos. Você já observou a sala de aula? O quadro negro, cadeira, mesa, bolsa, livro entre outros objetos uma paisagem como outros sentidos: audição por exemplo: quando o carro de bombeiro passar perto da escola não precisamos ver, só de ouvir a sirene sabemos que é o bombeiro. O olfato ao entra no banheiro sentimos cheiro desinfetante, supomos que esteja limpo. Ao pegar um lápis de olho fechado percebe se pela forma da ponta que é um lápis. Devemos olhar o visível, mas precisa desvendar o segredo porque paisagem dessa forma, ou seja, interpreta o invisível.
Diálogo qual e a aparência do quadro negro da sala? Sugestões de resposta: possui cor verde é comprido etc. Qual e o seu significado? Uma ferramenta importante de aprendizagem, objeto no qual professor escreve a matéria durante a aula, quadro é coisa do passado, ou seja, única paisagem tem diferentes interpretações leva consideração a cultura, experiência do observador.
Para Santos 1997’p. 65. A paisagem é um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificias [...] quanto mais complexa a vida social [...] nos distanciamos de um mundo natural e nos enderecemos a um mundo artificial. Dessa forma Porangatu possui elementos naturais como vegetação, solo, clima e relevo também artificiais como prédios, avenidas, pontes entre outros. O homem modifica a paisagem natural,