PAIS SOCIALISTA
Um Estado Socialista é um estado que adota o regime econômico do socialismo, com a coletivização ou propriedade estatal das empresas, total ou parcialmente. Embora o socialismo diga respeito estritamente à economia e não à forma de governo, todos os estados socialistas adotaram o sistema republicano e, destes, muitos foram governados sob regime de partido único.
Atualmente, os estados que podem ser considerados socialistas são a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coréia, a República Democrática Popular Laoana e a República Socialista do Vietnã.
Denomina-se Estado socialista aquele que adota o socialismo como sistema econômico e social, incluindo a propriedade estatal ou cooperativa dos meios de produção e do solo, ainda que tenham existido grandes diferenças de conceito entre estados caracterizados por eles mesmos como socialistas.
PAIS CAPITALISTA
O capitalismo abrange cerca de 16% da população mundial, os Estados Unidos, Canadá, Japão, Israel, Austrália, Nova Zelândia e os países da Europa Ocidental, são países superindustrializados e suas características principais são:
Possuem uma estrutura industrial completa, ou seja possuem em grande quantidade todos os tipos de industria, tanto de bens de consumo como de bens de capital além de uma tecnologia avançada;
Sua população urbana é maior que a rural;
Sua agropecuária é em geral intensiva e moderna;
São países que exportam produtos manufaturados e importam produtos primários;
Nesses países estão situadas as sedes das empresas conhecidas como multinacionais e os grandes bancos internacionais.
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE CAPITALISMO E SOCIALISMO
Portanto, as principais características – e diferenças – entre o capitalismo e o socialismo são, em resumo:
Enquanto, no capitalismo, temos o estabelecimento e disponibilização total, ou ao menos parcial, dos meios de produção, que pode ser controlada, à parte por qualquer segmento da economia,