pais negligentes
Morais, E.P. et al.
Artigo
CONHECENDO PARA EVITAR: A NEGLIGÊNCIA NOS CUIDADOS DE SAÚDE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Knowing to prevent: the negligence on teenagers and children health care
Eliane Pinheiro de Morais1
Olga Rosária Eidt2
RESUMO
A violência intra-familiar constitui-se para muitas crianças e adolescentes vivências familiares comuns. No estudo teórico-acadêmico realizado com o objetivo de trazer contribuições à prevenção das diversas formas de violência, e entre estas, as negligências, alguns elementos emergem como fundamentais para gerarem atitudes de ajuda concreta: o conhecimento, a compreensão e conseqüente reflexão de seus fatores influenciadores e/ou responsáveis. Assim, nossas experiências profissionais de enfermagem ao cuidar leva-nos optar pelo referencial teórico eco-sistêmico em suas dinâmicas biológicas culturais e contextuais proposto por Barudy (1997), por reconhecermos apropriado às condições sóciais-econômicas-culturais da maioria das famílias brasileiras.
UNITERMOS: enfermagem à criança vitimizada; enfermagem à criança negligenciada; refencial eco-sistêmico.
1 INTRODUÇÃO
A violência intra-familiar, também chamada de doméstica, abusos ou maus-tratos, contra crianças e adolescentes, são hoje de forma consensual abordados como problemas de saúde coletiva.
Nesta última década, houve crescente interesse pelas diferentes formas de violências sofridas por esta parcela da população. Os meios de comunicação, as organizações não governamentais nacionais e internacio-
1 Mestre em Assistência de Enfermagem, Prof. Assistente da UFSM e lotada na EEUFRGS(DAOP), membro do Núcleo de Estudos em Educação e Saúde na Família e na Comunidade -NEESFAC.
2 Doutora e livre-docente em Enfermagem Pediátrica, Prof. da EEUFRGS(DAOP), membro do Núcleo de
Estudos em Educacão e Saúde na Família e na Comunidade - NEESFAC.
6
R. gaúcha Enferm., Porto Alegre, v.20, n. esp., p.6-21, 1999
Conhecendo para evitar...
Morais, E.P. et al.
nais