Painel Hidrostático
Cuiabá-MT
Fevereiro/2012
• INTRODUÇÃO
Neste relatório experimental enunciamos conceitos da Física, da Química e da Mecânica dos Fluídos, com o propósito de compreender o funcionamento da pressão sobre um fluido.
Com base em estudos, é possível reproduzir de forma experimental leis, conceitos e princípios que explicam os efeitos da pressão sobre um líquido incompreensível. Pensando nisso, foram realizado dois procedimentos nos quais testamos a teoria que afirma que a pressão manométrica é igual à pressão atmosférica em um ponto onde o líquido esteja em equilíbrio e outro onde usamos o princípio de Pascal com a água.
A Lei de Pascal diz que qualquer variação de pressão exercida sobre um fluido em equilíbrio hidrostático transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido e às paredes do recipiente que o contém, sendo que a pressão hidrostática é definida pela pressão exercida pelo peso de uma coluna fluida em equilíbrio. Este princípio foi uma constante em nosso experimento, onde empregamos manômetros de tubo aberto que operam na água, como instrumento de medição da pressão manométrica no interior de um fluido de densidade também desconhecida. Todas as informações necessárias foram passiveis de cálculo, e algumas até deduzidas. Também colocamos figuras, gráfico e tabelas para uma melhor visualização dos resultados.
2.0 OBJETIVOS
-Reconhecer e operar com um manômetro de tubo aberto, usando a água como líquido manométrico;
-Reconhecer e utilizar convenientemente o conhecimento de pressão hidrostática.
-Reconhecer que a pressão em um ponto situado a uma profundidade é igual á pressão que atua sobre a superfície livre mais o produto do peso específico pela profundidade do ponto;
-Reconhecer que