Painel de Precificaçao
Esta publicação será de periodicidade anual e trará informações sobre as precificações realizadas pelas Operadoras e encaminhadas à ANS através das Notas Técnicas.
O trabalho apresenta questões relativas à precificação dos planos de saúde, em 2012, tais como: referências de preços praticados pelas operadoras, variação média dos reajustes por mudança de faixa etária, custo médio estimado dos itens de despesa assistencial e despesas não assistenciais.
A seguir destacaremos as informações mais relevantes da publicação:
1. Estatísticas de preço:
Na tabela disposta a seguir, a ANS considerou para fins de comparação a 7ª faixa etária, por possuir menor flutuação estatística no preço comercial do produto.
Tabela 1: Preço médio por UF
Nota-se uma variação de 78% entre o preço médio observado no estado de São Paulo que possui o menor preço médio e o Distrito Federal que possui o maior.
Em seguida vamos apresentar as estatísticas de preço médio por contratação e faixa etária:
Tabela 2: Estatísticas de preço por contratação e faixa etária
Em todas as faixas etárias observa-se que os planos de contratação Coletivo Empresarial possui menor valor comercial, seguido pela contratação Coletivo por Adesão e Individual ou Familiar.
A diferença de preço entre os planos de contratação Individual ou Familiar e Coletivos por Adesão está na ordem dos 20%, já a diferença entre os Coletivos por Adesão e os Coletivos Empresariais em torno de 10%.
A seguir está demonstrada a evolução do preço médio dos planos de contratação individual ou familiar com cobertura de internação e parto no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2012, considerando apenas a faixa etária dos 44 aos 48 anos (7ª faixa etária).
Gráfico 1: Evolução dos preços médios
Veja que há uma mudança de comportamento nos gráficos em meados de 2009. Esta