Pai Contra Mae 1
Larissa Machado/ André Leonardo
Disciplina - Teoria da literatura
Conto
Pai contra mãe - Machado de Assis
Avaré - 2015
Sumário
1. Enredo
2. Modelo actâncial
3. Partes do enredo
4. Tema
5. Personagens
6. Foco narrativo
7. Espaço
8. Figuras de linguagem
9. Estilo do autor no conto
Enredo
O decorrer do conto começa com pensamentos próprios do autor escritos com muita ironia sobre a escravidão. Machado com certeza abominava os meios com que se tratavam os escravos e com isto criou o conto na expectativa de mostrar aos leitores o quão egoísta o ser-humano pode ser.
A história da vida de Cândido Neves(protagonista), é narrada com muita
precisão dos fatos tais quais, aonde uma pessoa pode ser levada na vida pelo egoísmo. Este (Cândido Neves) um homem o qual a vida não lhe deixara com que firmasse numa carreira só, vivia de idas e vindas a ofícios os quais mais hora, menos hora lhe fariam enjoar d'aquilo e com isso se encontraria logo, n'outro trabalho.
Clara, vinte anos, vivia a desejar um casamento, porém, se apaixona por
Cândido no primeiro olhar num baile, e assim, a reciprocidade se fez, então acabaram por se casar, 11 meses mais tarde.
Desejavam ter um filho, embora vivessem humildemente sós numa casinha, mas sua tia já lhes alertava que tal escolha não devia vir agora, pois naquela pobreza se a criasse não vingasse por falta de pão, não vingariam os dois.
Embora não tivessem comida, eram felizes, ou, mais precisamente, faziam-se rir. Clara trabalha com costura e Cândido, neste momento não tinha emprego fixo.
Quando finalmente Clara conseguiu a tão desejada gravidez, diante de tanto mal-agouro da tia e d'outros dizendo o quanto lhes faltaria após o nascimento da criança, ainda assim, não desistiram.
Com os meses passando e as dívidas aumentando, já lhes faltava o que comer, certo dia chegou o credor do imóvel que alugavam e com isso uma ordem de despejo caso não pagassem em até cinco dias os três meses de