Pagamento Importação
Uma operação internacional está sujeita aos mesmos riscos de uma no mercado doméstico, acrescidos os riscos inerentes a uma transação com países d aferentes.
Os riscos que afetam uma operação comercial estão relacionados tanto com a capacidade de pagamento e idoneidade do comprador (risco comercial), quanto com os aspectos da conjuntura econômica, cambial e política do país do importador (risco político).
Diferentes modalidades de pagamento surgiram para facilitar transações entre compra-dores e vendedores localizados em países distintos, permitindo maior segurança ao comércio internacional.
As modalidades de pagamento estabelecem as condições sob as quais ocorrerão os pagamentos, em especial, no que se referir a':
• se o pagamento pelo comprador ao vendedor irá ocorrer antes ou após o embarque das mercadorias‘,
• se os documentos de embarque (invoice, conhecimento de transporte internacional, saque, certificados etc) transitarão através de bancos ou serão remetidos diretamente ao importador;
• se um ou mais bancos intervenientes na operação será responsável pelo pagamento da operação, ou se será apenas prestador de serviço.
Dessa forma, a modalidade de pagamento deve ser especificada nos contratos de compra e venda ou documento equivalente (fatura pro-forma) e a sua escolha é influenciada por fatores como: condições de mercado; grau de confiança entre as partes (não só empresas, mas também, bancos e países envolvidos), bem como pelos custos operacionais envolvidos em cada modalidade.
Assim, quando há maior oferta, os exportadores se vêem obrigados a melhorar suas condições de venda. Quando a procura é maior, os exportadores é que se encontra em melhor situação, aproximando-se de uma condição ideal, ou seja, receber o pagamento antecipado.
Quando o importador é desconhecido ou encontra-se num país sem estabilidade político-econômica, o exportador poderá, por medida de segurança, exigir pagamento