Paefi
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
EAD 366 – Seminário temático: Cultura e mudança organizacional
Prof. Lélis Maia Brito
A CULTURA ORGANIZACIONAL DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA CIDADE DE JOÃO MONLEVADE: SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENÇÃO À FAMÍLIA E O INDIVÍDUO.
Nome completo
Matrícula
Kenia Mara da Silva
12.1.9306
Barão de Cocais
25 de fevereiro de 2014
A cultura organizacional na Secretaria Municipal de Assistência Social: Serviço de Proteção e Atenção Especializada à Familia e o Individuo.
Kênia Mara da Silva1.
A cultura organizacional é um conceito desenvolvido por pesquisadores para explicar os valores e as crenças de uma organização. De modo geral, ela é vista como as normas e atitudes comuns de indivíduos e grupos de uma organização. Através desse conjunto de entendimentos mútuos, a Cultura Organizacional controla a maneira como os indivíduos interagem uns com os outros dentro do laboral.
Alguns autores pontuam que,
“a cultura organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, compartilhada em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma.” (grifos meus).
Pode-se dizer então, que a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direciona suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.
O local que se definiu para realizar a pesquisa foi o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social – CREAS, dando ênfase ao Serviço de Proteção e Atenção Especializado à Família e o Individuo – PAEFI. O CREAS é uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de risco ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual,