Padrões leite in natura
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
TÍTULO DO PROJETO: Padrões de qualidade físico-químicos e microbiológicos do leite cru e importância da higiene e sanidade do rebanho. ENTIDADE PROMOTORA: Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ – campus Santa Rosa. DEPARTAMENTO: Biologia e Química. CURSO: Química Industrial de Alimentos. COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Curricular I e II ESTAGIÁRIA: Denise Gewehr
1. INTRODUÇÃO
O Brasil é o sexto maior produtor mundial de leite, com uma produção que cresce aproximadamente 4,5% ao ano. Atualmente, a maioria do leite produzido no Brasil é destinada ao mercado interno. E há uma pequena quantidade exportada para países africanos e latino-americanos. A busca pela qualidade na cadeia produtiva do leite no Brasil tem sido uma constante. As mudanças políticas e econômicas do início dos anos 90, forçaram o setor a se adaptar às novas exigências de mercado, que se tornara globalizado e competitivo. Surge a preocupação com a qualidade.
A qualidade do leite é definida por parâmetros de composição química, características físico-químicas e higiene. A presença e os teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas determinam a qualidade da composição, que, por sua vez, é influenciada pela alimentação, manejo, genética e raça do animal.
As exigências de qualidade e higiene para o leite cru e derivados lácteos, são definidas com base em postulados estabelecidos para a proteção da saúde humana e preservação das propriedades nutritivas desses alimentos.
3. OBJETIVOS
3.1. OBJETIVO GERAL
Aprofundar os conhecimentos técnicos e práticos na área de ciência e tecnologia de alimentos, bem como, acompanhar a verificação dos padrões de qualidade do leite no seu recebimento.
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aprimorar os conhecimentos na área de laticínios.
- Conhecer e acompanhar as atividades