Padrões de beleza
A partir do inicio do século XX, observou-se uma tendência vincada para acentuar o corpo “natural” e para o vestir de forma que vissem os seus contornos e ficasse garantida a liberdade de movimentos. Uma tendência claramente oposta às principais tendências da moda dos séculos passados, em que os corpos eram apertados, e as formas eram transformadas ou asfixiadas debaixo de enormes quantidades de tecido, tornando-se praticamente invisíveis. (LEHNERT, 2001, pg, 9)
Anos 10 Para Moutinho; Valença (2000, p.20) “No principio do século XX mostrar o corpo era uma espécie de tabu. As pessoas distintas apresentavam-se vestidas dos pés à cabeça, além de envoluadas e enchapeladas”. Segundo Braga (2004, p.70) “O criador françês Paul Poiret, um grande nome da moda com idéias muito inovadoras, já havia tirado do corpo feminino o espartilho, libertando-os dos acentuados apertos da cintura.”
Anos 20 Com a independência e a inserção das mulheres no mercado de trabalho as roupas ficaram mais confortáveis e práticas. As curvas femininas foram reprimidas e achatadas, sendo substituídas por uma silhueta reta. Nery (2003, p. 211) afirma que “A silhueta reta feminina simplificou-se de tal forma que se assemelhava a um tubo. Os vestidos por volta de 1925, encurtaram-se escandalosamente e a cintura baixou até os quadris”. Surgiu um