Padrões da cultura
O facto de frequentarmos vários grupos ao longo da vida, às vezes com regras específicas um pouco diferentes entre si, o que os torna uma espécie de subculturas, faz com que absorvamos ideias de muitos lados e que as levemos connosco para onde quer que vamos: quando a missa acaba e vou para a reunião de trabalho, não deixo de ser crente.
Tal como acontece com um indivíduo português que se muda para o Japão, uma cultura muito diferente da nossa: não deixa de ser português, mas o mais natural é que se vá habituando às regras e costumes japoneses.
A este processo de contágio entre sub-culturas e culturas, chama-seaculturação. Um processo tão antigo como as primeiras viagens, às vezes pacífico, como na emigração, outras violento, como aconteceu muitas vezes nos tempos da colonização. Hoje em dia, porém, acontece a cada momento e sem sairmos de casa. Os meios da sociedade global e as novas tecnologias encarregam-se de nos pôr em contacto com tudo e com todos.
Padrões culturais cultura é um elemento inescapável do ambiente de qualquer pessoa, pelo que, ao longo da vida, se traduz em múltiplas e variadas consequências e cada um pensa, sente e se comporta. Para além de produtos da cultura, somos também os seus produtores.
A cultura varia no tempo e no espaço, varia com as épocas e momentos históricos, assim comovaria de lugar para lugar, pelo que não há nunca uma única cultura, mas múltiplas culturas.
Ao conjunto de comportamentos, práticas, crenças e valores comuns aos membros de uma de uma determinada cultura dá-se o nome de padrão cultural.
Existem diferentes padrões culturais devido à necessidade que os diferentes povos têm de se adaptar ao meio envolvente.
A cultura de cada comunidade ou grupo social especifica, portanto, adaptar ao meio envolvente formas