Padrão e consumo
Neste mesmo item é abordado, também, a necessidade de uma melhor compreensão das questões relacionadas ao consumo e suas implicações.
Alguns economistas vêm questionando os conceitos tradicionais do crescimento econômico e sublinhando a importância de que se persigam objetivos econômicos que levem plenamente em conta o valor dos recursos naturais. Para que haja condições de formular políticas internacionais e nacionais coerentes é preciso aumentar o conhecimento a cerca do papel do consumo relativamente ao crescimento econômico e à dinâmica demográfica.
(Agenda 21, 1992, p.40)
Com base nestas ações torna-se necessário adotar medidas que atendam aos seguintes objetivos: a) incentivar padrões de produção e consumo que possibilitem a redução das pressões ambientais e atendam à necessidades básicas da humanidade; b) possibilitar uma melhor compreensão do papel do consumo e da forma de se implementar padrões de consumo mais sustentáveis. (Agenda 21, 1992, p. 39)
Dentre suas atividades estão a adoção de uma abordagem internacional para obter padrões de consumo sustentáveis, e no que se refere a execução de pesquisa sobre o consumo, recomenda-se: a) expansão de banco de dados sobre produção e consumo juntamente com metodologias