Padrão para levantamento de requisitos de negócio
SEDES
NÚMERO: 9999
1- ALTERAÇÕES
Revisão Alterações
00 Emissão inicial
2- OBJETIVOS
Este documento tem por objetivo definir o padrão utilizado pela Divisão de Tecnologia da Informação (DITIN) na elaboração de requisitos de negócio.
3- CAMPO DE APLICAÇÃO
Aplica-se a SEDES.
4- REFERÊNCIAS
5- DEFINIÇÕES
O processo de engenharia de requisitos proposto pela Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas adotada em Bio-Manguinhos realiza o levantamento e identificação dos requisitos através de duas etapas.
Durante a etapa de Levantamento de Requisitos de Negócios, o analista deverá elicitar os requisitos funcionais a partir das atividades constantes nos modelos de processo de negócio da área. Estes requisitos, denominados requisitos de negócio, descrevem funcionalidades de sistema que apóiam o usuário na execução de suas atividades. Eles deverão ser identificados e descritos nos modelos de processo de negócio existentes da ferramenta ARIS, através do objeto de Função de TI (IT Function) e deverão possuir os atributos de nome (Name) e descrição (Description/Definition) preenchidos.
A nomeação e descrição dos requisitos de negócio deverão garantir o entendimento pelo analista de negócio, analista de sistema e os usuários do sistema. De forma a facilitar esta compreensão por diferentes atores, é apresentado um padrão que busca unificar a linguagem utilizada para descrição dos requisitos de negócio.
6- SIGLAS
TI Tecnologia da Informação
DITIN Divisão da Tecnologia da Informação
SEDES Setor de Desenvolvimento de Sistemas
IT Funcion Funcionalidade de Sistema
7- PRÉ-REQUISITOS
7.1- Materiais
8- PROCEDIMENTO
8.1- Nomenclaturas dos Requisitos de Negócios
A nomenclatura dos requisitos de negócio deverá possuir a seguinte estrutura:
(Verbo) + (objeto) + [restante da frase]
Os seguintes verbos devem ser utilizados: