Padrão de atividade física dos alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Fortaleza.
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO GERAL 4
OBJETIVOS ESPECÍFICOS. 4
REFERENCIAL TEÓRICO 5
Educação Física no currículo escolar 5
Atividade Física e Exercício Físico 5
Aptidão Física, Saúde e Qualidade de vida 6
Atividade física na infância e adolescência 6
METODOLOGIA 8
Seleção da amostra e locais do estudo 8
Instrumentos de coleta de dados 8
RESULTADOS 10
DISCUSSÃO 12
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
INTRODUÇÃO Ao longo de sua história, a Educação Física é erroneamente associada a simples prática esportiva e recreativa, contribuindo para um preconceito acerca de sua utilidade e importância. No âmbito escolar e principalmente durante o Ensino Médio, observa-se uma diminuição da prática de atividade física diante da aproximação do vestibular. (CAVALIERI, 2012)
Segundo Pellegrinotti (1995) na 8ª série bem como nas três séries do ensino médio, os alunos passam a ter preocupações com trabalho, preparação para o vestibular e o início da adolescência. Nesse período a Educação Física deve reforçar seu compromisso educacional, pois as outras disciplinas estão focadas em passar o maior número de conteúdos visando o sucesso no vestibular.
Quanto aos benefícios fisiológicos da atividade física podemos citar a estimulação do crescimento ósseo, controle do peso corporal, aumento das capacidades condicionantes, maior resistência cárdio - respiratória bem como minimizar os níveis de colesterol e triglicerídeos no plasma (RAMOS, 2002, p.87, apud LUDWIG, 2011).
O comportamento adotado referente à prática de atividade física na adolescência mostra-se muitas vezes perdurar ao longo da vida adulta. Nesse sentido, estudos que explanam sobre a prática de atividade física na adolescência contribuem para a visualização dos aspectos que determinam um estilo de vida sedentário, ampliando o entendimento sobre a variação do nível de atividade física o longo da vida. (HALLAL,2005)
Buscaremos então, através desse trabalho,