Padronização
1. INTRODUÇÃO
A Padronização é um processo em que se realiza uma atividade de maneira previamente estabelecida. Este termo provém da palavra padrão, aquela que se refere a um modo ou método estabelecido, aceitado e normalmente seguido para realizar determinado tipo de atividade ou função.
O termo padronização tem como principal ideia seguir o processo padrão através do qual se tem que atuar ou proceder. Ao mesmo tempo, esta ideia estabelece cumprir as regras apesar de certos casos estarem implícitos. Na maioria das oportunidades são regras explícitas e de importante cumprimento a fim de obter os resultados esperados e aprovados para a atividade em questão.
A padronização deve ser realizada de forma que todas as operações desenvolvidas pelos funcionários na linha de produção estejam formalizadas, e deverá ser descrita de forma a garantir que nenhuma anomalia ocorra no dia-a-dia. Mesmo para turnos diferentes de trabalho, o procedimento de realização das atividades deverá respeitar aquilo que foi definido na padronização. Quando se padroniza um processo significa dizer que aquele conjunto de operações é a melhor forma de serem realizadas até aquele momento.
Os benefícios da padronização podem ser:
Qualitativos, que permitem:
Utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e mão de obra);
Uniformizar a produção;
Facilitar o treinamento da mão de obra, melhorando seu nível técnico;
Registrar o conhecimento tecnológico e facilitar a contratação ou venda de tecnologia.
Quantitativos, que permitem:
Reduzir o consumo de materiais;
Reduzir o desperdício;
Padronizar componentes;
Padronizar equipamentos;
Reduzir a variedade de produtos;
Aumentar a produtividade;
Melhorar a qualidade e controlar processos.
O Chão de Fábrica vem do termo japonês “GEMBA” que significa local onde as coisas acontecem na organização, portanto deve ser encarado