PADRONIZAÇÃO DO CADASTRO DE MATERIAIS: INFLUÊNCIAS NO ESTOQUE DE UMA EMPRESA DE AVIAÇÃO
Contextualização
O ramo de aviação é bastante conhecido pelo seu alto grau de peculiaridades, influenciadas principalmente pelos rígidos controles de segurança, transformando-o em um ramo de elevados custos financeiros, alem disso, a indústria aeronáutica demanda de mão-de-obra altamente especializada, componentes com alto grau de tecnologia e um rígido monitoramento sobre todos os materiais utilizados.
A acirrada disputa no mercado de aviação faz com que as empresas tenham como um grande fator de relevância, o nível de disponibilidade de sua frota, onde podemos entender basicamente como disponibilidade, a porcentagem de tempo em que a aeronave está em condições de voo em um certo periodo de tempo. Por esse motivo, a preocupação com a logística, para ter os materiais certos, nos locais certos e nas quantidades certas para serem utilizados pela equipe de manutenção, tanto nas manutenções programadas, quanto no atendimento a panes é de grande importância, já que os custos envolvidos em uma aeronave indisponível, são bem altos.
Segundo Novaes (2007), Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.
Alem disso, outro ponto de extrema importância dentro da cadeia logística é o que se refere a estoques e sua gestão.
Segundo Ballou (2011), estoques são acumulos de matérias-primas, suprimentos, componentes, materiais em processos e produtos acabados que surgem em numerosos pontos do canal de produção e logística das empresas.
A gestão de estoques em qualquer empresa, independente do seu tamanho, é essencial pois impacta de diversas formas na lucratividade. Um planejamento bem feito irá, por exemplo, evitar que ocorram gastos desnecessários comprando