Padronização de Solução
Preparo e padronização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 N. A padronização foi feita por titulação com uma solução padrão de biftalato de potássio (C8H5KO4) utilizando com indicador a fenolftaleína.
INTRODUÇÃO
A padronização de soluções é utilizada para determinar se a solução possui concentração conhecida. Utilizamos para isto a técnica de Titulação no qual adicionamos uma solução padrão já conhecida em uma outra a ser determinada, esta por sua vez, é a titulada.
MATERIAS UTILIZADOS:
Béquer;
Erlenmeyer;
Balança;
Bureta;
Balão volumétrico;
Proveta.
PROCEDIMENTOS
Preparamos uma solução de NaOH 0,1 N da seguinte maneira:
Pesa-se 0,4g de NaOH em um béquer, depois o dissolve-se em água destilada. Coloca-se esta solução no balão volumétrico e completa-se com água destilada até a marca de aferição. Fecha-se o balão e homogeniza-se (chacoalha-se) a solução.
Padronizamos a solução de NaOH 0,1N:
Pesou-se em um béquer 0,5g de Biftalato de Potássio, seco por 2h em estufa à 110ºC, em balança com sensibilidade de 0,1mg.
Transferiu-se o material pesado para um erlenmeyer de 250mL e adicionou-se 25mL, dissolveu-se o Biftalato de Potássio e adicionou-se 5 gotas de fenolftaleína a 1% (indicador).
Colocou-se a solução de NaOH na bureta, esta apoiada no suporte universal, e a solução de Biftalato de Potássio no erlenmeyer e titulamos até a viragem, no qual a solução se tornou rósea.
Repetimos a titulação duas vezes.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os resultados encontrado da titulação foram:
1º Titulação: 24mL.
2º Titulação: 27mL.
Média: 25,5mL
Calculamos a concentração do NaOH: M=0,5g/204g/mol x 0,0255L
M=0,961
E o fator de correção:
Fc=25/25,5
Fc=0,980
CONCLUSÃO
Observamos