padronização de solução
A padronização de uma solução é utilizada para a determinação de sua concentração real (ou pelo menos um valor muito próximo do real). Por meio deste processo é possível encontrar o fator de correção, um valor adimensional utilizado para a conformidade da concentração da solução em questão. Antes da padronização é conhecida normalidade teórica. Após a padronização a concentração real da solução (normalidade real) é definida pelo produto.
Qualquer propriedade que varie bruscamente nas imediações do ponto de equivalência pode servir, em princípio, para a localização deste. Um meio muito usado é o que consiste em adicionar à solução a ser titulada um indicador, capaz de produzir mudança de coloração quando ao término da reação
II – Objetivos:
Padronização da solução de ácido clorídrico com carbonato de sódio e HCl-NaOH feito por titulação .
III – Materiais e Métodos:
Suporte universal e garras
Erlenmeyer de 250 ml
Bureta
Frasco lavador
Becker
Pipeta
Pêra
Primeiramente desviramos a bureta e colocamos na posição normal carregamos e lavamos com água destilada e observamos se a torneira estava funcionando descartamos a água que caiu no Becker e ambientamos a bureta com HCl 0,1mol/l .
Carregamos a bureta com HCL preparado na aula anterior, colocamos em um erlenmeyer de 250 ml, 10 ml da solução Na2CO3 e adicionamos 3 gotas do indicador alaranjado de metila colocou-se o erlenmeyer com a solução abaixo da bureta abrimos a torneira e fechamos no momento em que ouve a mudança de coloração e verificamos o volume da bureta, repetisse o processo 3 vezes .
Em seguida lavamos com água destilada a bureta e ambientamos a bureta com NaOH. Carregamos a bureta com NaOH colocamos em um erlenmeyer de 250 ml, 20 ml da solução HCL 1 MOL/L e adicionamos 3 gotas do indicador fenolftaleína colocou-se o erlenmeyer com a solução abaixo da bureta abrimos a torneira e fechamos no momento em que ouve a mudança de coloração e verificamos o volume da bureta,