Padronização de soluçoes
Professor: Thiago Crispim Turma 131
Padronização de Soluções
Componentes:
Alice Rodrigues _________________________________________
Brenda Santos _________________________________________
Fernanda Venancio _________________________________________ Thaís Amaral _________________________________________
Data de Realização: 20 de dezembro de 2013.
Data de Entrega: 10 de janeiro de 2014.
I- Introdução A análise volumétrica, ou titulometria, consiste, basicamente, em determinar o volume de determinada solução de concentração exatamente conhecida, necessário para reagir quantitativamente com outra solução, cuja concentração quer se determinar.
A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão e a operação que determina o volume de solução necessário para reagir com a solução problema é denominada titulação.
* Para o preparo de uma solução padrão é necessário que se disponha de um reagente com pureza adequada para que se prepare uma solução de molaridade conhecida pesando um mol, dissolvendo o material em um solvente apropriado (geralmente água) e completando o volume conhecido com solvente.
Quando a quantidade de substância cuja concentração quer se determinar e a quantidade de solução padrão adicionada são quimicamente equivalentes, tem-se o ponto de equivalência (ou ponto final teórico).
Qualquer propriedade que varie bruscamente nas imediações do ponto de equivalência pode servir, em princípio, para a localização deste. Um meio muito usado é o que consiste em adicionar à solução a ser titulada um reagente auxiliar ou indicador, capaz de produzir mudança