Padronização atributos BD
DE
NOMES DE OBJETOS
DE
BANCO DE DADOS (BD)
1. INTRODUÇÃO
2. Convenções
3. Normas gerais
4. Objetos básicos de banco de dados
5. Objetos especiais
6. Índices
7. Triggers
8. Conclusão
PADRONIZAÇÃO DE NOMEAÇÃO DE OBJETOS DO BANCO DE DADOS.
A normatização/padronização da administração de dados aumenta a produtividade dos analistas e programadores, reduz o custo de desenvolvimento, facilita a integração com outros sistemas e a manutenção dos mesmos. Resumidamente, a padronização aumenta a clareza e a manutenibilidade de um sistema.
Convenções
Em todos os tamanhos expressos em X (número) e N (número), o valor de «número» é o tamanho máximo que este campo pode assumir. Os valores em X (...) são alfanuméricos e em N (...) são estritamente numéricos.
As expressões entre < . . . > representam um conjunto de caracteres ( «string» ) em uma outra cadeia de caracteres maior.
As cadeias de caracteres alfanuméricos são formadas por: letras, números e underscore ( _ ) iniciando-se sempre com uma letra.
Normas Gerais
Devem ser escritos em:
CAIXA ALTA;
No singular;
Sem hífen;
Sem acento;
Sem cedilha;
Com underscore ( _ ) separando nomes compostos.
Objetos básicos de banco de dados
Devem ter no máximo 25 caracteres alfanuméricos, incluídos o prefixo e o separador de nomes compostos. O prefixo para cada objeto de banco de dados é apresentado a seguir:
OBJETO
PREFIXO
TABLES
T_
VIEWS
V_
PROCEDURES
P_
FUNCTIONS
F_
PACKAGES
K_
SEQUENCES
SQ_
TYPES
TY_
TEMPORARY TABLES
TT_
A utilização desses prefixos facilita a identificação dos objetos pelo DBA durante uma manutenção, exportação ou importação do BD.
Short Name
Uma abreviação para o nome das tabelas, que será usada como prefixo na nomeação de outros objetos do banco de dados, como CONSTRAINTS e INDEXES. Também é conhecida como alias ou apelido.
Regras de Formação: X
Exemplos: