Padronizaçao de soluçoes
As transformações físicas são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substancias. As transformações químicas ocorrem, quando existe a formação de novas substancias, isto é, substancias com propriedades diferentes da substancia iniciais. Numa transformação química, as substancias iniciais chamam se reagentes e as normas substancias que se formam chamam se produtos de reação. As transformações químicas podem ocorrer por:
* AÇÃO DO CALOR: Quando aquece o açúcar, ele transforma se em caramelo, formando se uma substancia de cor castanho de escuro, enquanto se liberta vapor de agua e dióxido de carbono.
* AÇÃO DA LUZ: As folhas mudam de cor, no outono.
* AÇÃO MECANICA: Quando acendes um fosforo.
*AÇÃO DA CORRENTE ELETRICA: Eletrolise da agua.
*JUNÇÃO DE SUBSTANCIAS: Reação do sulfato de cobre II a uma solução aquosa de hidroxilo de sódio, formando se um precipitado azul.
Sempre que a matéria sofre uma transformação qualquer dizemos que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico.
FENOMENO FÍSICO
Se fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico. No fenômeno físico a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno. Obs.: em geral, os fenômenos físicos são reversíveis, ou seja a matéria retorna a sua forma original apos a ocorrência do fenômeno. Mas nem sempre é assim. Quando rasgamos um papel, por exemplo, os pedaços picados continuam sendo papel, portanto temos um fenômeno físico, porem não podemos obter novamente o papel original e intacto apenas juntando os pedaços picados, o que nos leva a concluir que, em certos aspectos, os fenômenos físicos podem ser irreversíveis. EXEMPLOS DE FENOMENOS FISICOS
· Um papel que é rasgado quando submetido a uma força.
· Um ima que atrai a limalha de ferro devido a força magnética.
· O gelo que derrete se transformando em agua ao absorver calor do meio.
· Um bloco de cobre que é transformado