padronizaçao da solução de NaOH
Neste experimento foi realizado a preparação da solução NaOH e a padronização da mesma. No primeiro procedimento foi dissolvido em água destilada, assim homogenizou-se a solução, que logo em seguida foi transferida para um frasco fechado e identificado. No segundo procedimento foi pesado o biftalato de potássio seco e colocado em um erlenmeyer colocando aos poucos água destilada para disolve-la e logo após o indicador, assim identificou-se solução NaOH ate que mudou de cor.
INTRODUÇÃO
Ao processo de adição de quantidades discretas de um reagente damos o nome de titulação, sempre com o auxilio de uma bureta no campo reacional para dar quantidade a uma propriedade. A titulação é um processo analítico que é feito para encontrar uma concentração com medidas de volume assim chamadas de concentração volumétricas. A titulação de padronização ou apenas padronização é a determinação da concentração de uma solução problema que a partir daí passa a ser uma solução padronizada.
A água passa a ser solvente do biflato e a sua quantidade será definida a partir de ser o suficiente para dissolver o biflato e baixa para que seja possível ver a cor modificando-se de acordo com o indicador utilizado.
MATERIAIS E REAGENTES:
1 – Tripé e tela de amianto;
2- HCL concentrado;
3- Vidro de relógio, pequeno;
4- Erlenmeyer de 125,0 ml;
5- Indicador alaranjado de metila0,1%;
6- Pipeta volumétrica de 25,00ml;
7- Biftalato de Potássio , sólido e seco;
8- Dois balões volumétricos de 500 ml;
9- Bureta de 50, 00 ml;
10- NaOH P.A;
11- Indicador fenolftaleína 0,1%;
12-Espátulas;
13- Na2CO3 sólido e seco.
Padronizou-se a solução NaOH 0,1 mol L, em seguida foi pesado 1,0565g de NaOH em um béquer que foi dissolvida com a água destilada e fervida até que chegou no volume de 100ml assim a solução foi colocada no frasco.
Em seguida foi pesado no erlenmeyer de 125 ml 0,318 de biftalato de potássio seco, adicionado água